Quando se trata de ciclismo indoor e outdoor, a escolha do selim correto é fundamental para evitar o desconforto, melhorar o desempenho e desfrutar do seu treino. Existem vários tipos de selins de bicicleta, que variam consoante a forma e os materiais de que são feitos. A escolha entre um ou outro vai depender de factores como o tipo de ciclismo que pratica, a sua anatomia e a frequência com que o utiliza, por isso explicamos-lhe quais os que deve escolher para melhorar a sua experiência de ciclismo!
Tipos de selim de bicicleta
Existem muitos tipos diferentes de selins de bicicleta, pelo que é possível classificá-los de várias formas. Por exemplo, de acordo com as marcas. No entanto, uma das mais populares é de acordo com o tipo de ciclismo que vai praticar, caso em que podemos distinguir os seguintes modelos com estas caraterísticas:
- Selim de bicicleta de estrada: estreito e alongado, ideal para manter uma posição aerodinâmica.
- Selim para bicicleta de montanha: mais almofadado, concebido para absorver os choques e oferecer maior conforto em percursos irregulares.
- Selim de bicicleta de cidade: mais largo e mais confortável, concebido para trajectos curtos.
- Selim de bicicleta de turismo: também conhecido como selim de longa distância, porque é mais largo e tem mais acolchoamento para melhorar o conforto.
- Selim de bicicleta de triatlo: ou selim de teste. São mais curtos e têm uma ponta arredondada. A sua função é permitir que os ciclistas mantenham a posição aerodinâmica durante longos períodos de tempo.
Para além destes, também podemos encontrar selins sem nariz, que reduzem ainda mais a pressão na zona perineal e podem ser úteis para pessoas com doenças específicas; ou selins concebidos especificamente para o ciclismo indoor. Estes modelos combinam caraterísticas dos selins de estrada e de montanha, procurando um equilíbrio entre conforto e desempenho, uma vez que o treino indoor tende a ser mais estático e prolongado. É claro que, para quem treina em casa, seja numa bicicleta indoor ou utilizando a sua bicicleta num simulador de ciclismo, a escolha de um bom selim é essencial. Em sessões prolongadas, um selim inadequado pode provocar dormência, fricção ou mesmo lesões. Um bom acolchoamento é essencial, assim como uma boa ventilação para evitar a acumulação de suor. Em suma, a escolha final dependerá do tipo de atividade, mas também das sensações pessoais: é melhor experimentar diferentes modelos antes de se decidir por um.
Diferenças entre os selins de bicicleta para homem e para mulher

Embora, em teoria, seja possível utilizar qualquer selim, independentemente do género, é verdade que podemos encontrar diferenças nos diferentes tipos de selins de bicicleta entre mulheres e homens. Estas são as caraterísticas mais importantes.
Selim de bicicleta para mulher: caraterísticas mais importantes
O selim de bicicleta para mulher foi concebido tendo em conta a anatomia feminina. As mulheres tendem a ter uma bacia mais larga, o que significa uma maior distância entre os ossos do assento. Um bom selim, nestes casos, tende a ser:
- Mais largo na parte de trás.
- Com acolchoamento extra em zonas chave.
- Ergonomicamente concebido para se adaptar ao ângulo de inclinação do tronco.
- Em muitos casos, inclui um canal ou ranhura para reduzir a pressão.
Se treina frequentemente em rolos, a escolha do selim adequado evita o desconforto e ajuda-o a manter uma postura correta durante toda a sessão indoor.
Selim de bicicleta para homem: como é que é?
Os selins de bicicleta para homem são normalmente mais estreitos e alongados, uma vez que a estrutura óssea masculina requer menos superfície de apoio. No entanto, isto não significa menos conforto. Um bom selim para homem inclui:
- Canais para aliviar a pressão na zona perineal.
- Um design que permite uma pedalada eficaz.
- Um acolchoamento moderado para um equilíbrio entre desempenho e conforto.
Tal como acontece com o selim para mulher, a utilização do selim correto para o ciclismo indoor é fundamental para treinar sem desconforto.
Como é o selim de bicicleta de próstata?
O selim para bicicleta prostática, também conhecido como selim para bicicleta prostática ou selim para bicicleta anti-prostática, foi concebido para aliviar a pressão na zona perineal. É ideal para os homens que sofrem de desconforto ou problemas relacionados com a próstata ou que querem simplesmente evitá-los. Normalmente, têm as seguintes caraterísticas
- Ranhura ou canal central.
- Acolchoamento nas zonas laterais de apoio.
- Desenho anatómico que distribui o peso de forma equilibrada.
Este tipo de selim é altamente recomendado para o treino em interiores, uma vez que as sessões em rolos ou bicicletas estacionárias geram uma pressão contínua na mesma zona. A escolha de um destes modelos pode melhorar significativamente o conforto e a saúde a longo prazo.
Vantagens da utilização de um selim de bicicleta adaptado à sua anatomia
Escolher um selim de bicicleta que se adapte ao seu corpo traz inúmeros benefícios, quer treine ao ar livre ou em casa. No caso do ciclismo indoor, onde não há tanta variação de posturas nem descanso natural devido a mudanças no terreno, um selim inadequado pode ser sinónimo de desconforto e fadiga. Usar um selim anatómico (adaptado a si) trará múltiplos benefícios, especialmente durante sessões prolongadas. Por exemplo, reduzindo a pressão na zona perineal, o que previne incómodos habituais como dormência ou dores crónicas. Além disso, melhorará consideravelmente o conforto em treinos longos, permitindo ao ciclista concentrar-se no seu desempenho sem distrações. Um design ergonómico, por outro lado, favorece uma postura mais natural na bicicleta e otimiza a eficiência do pedalar, reduzindo o risco de lesões e melhorando a experiência geral de utilização, tanto ao treinar com rolos como em bicicletas inteligentes.
